Mandaram-me para a Argentina e cá vim eu com muito gosto! Agora conto-vos... quase tudo ......... do que por aqui acontecer!
RSS

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Rainha da Vindima da Capital e Terramoto

Então para o próximo fim-de-semana é cá a Festa Nacional da Vindima, e uma parte da festa é eleger a Rainha da Vindima. É quase como um concurso de misses que é levado bastante a peito aqui. Cada departamento (bairro) elege a sua rainha e depois estas rainhas competem entre si. A rainha que foi elegida na sexta na praça mesmo aqui ao lado, foi a Rainha da Capital, ou seja, da cidade mesmo, e esta não compete com as outras, apenas faz o papel de anfitriã. Antes ainda cantou a Sra. qualquer coisa Jenes (ou algo parecido) e o Sr. Ponce (ou algo parecido) qualquer coisa.


Ainda encontrei um casal brasileiro de São Paulo (que conhecia Viana!) e estive um bocado à conversa com eles.

Voltei para casa, vi um bocado de televisão e preparei-me para bela noite de sono..... Naaaaaaaaaaaaaa...... Que barulho é este!? Que raio!? Ui!! É um terramoto!!

Vou para a porta, falo com os vizinhos, já passou... vamos dormir..... Réplica!
Volto a levantar-me, vizinha bate à porta, "anda para baixo comigo" (em espanhol é claro), mais uma dezena de vizinhos no hall de entrada.
Onde foi? Parece que no Chile... De quanto? 8.5 ou mais!
Meia hora depois... "vamos dormir?" Ok. "Qualquer coisa bate à porta!" Espero que não seja preciso.

Não podia esperar uns mesinhos para acontecer? Não!?

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Xau El Pino Apart, Olá Chile 925!

Hoje finalmente mudei-me para o centro da cidade de Mendoza! Estava tão ansiosa por mudar para cá... não porque não gostasse do Apart onde estava mas por causa da zona. O Apart ficava um bocado afastado do centro, o que tornava o sair para dar uma volta menos apetecivel para mim.

Agora estou numa localização que toda a gente me diz ser muito boa, e que a mim muito me agradou. Em pleno centro da cidade de Mendoza, com tudo pertinho, inclusivé a rua mais turistica da cidade. Também, agora vale a pena conhecer os vizinhos porque eles não se vão embora passados alguns dias... lol!

Ficam aqui umas fotos da minha casita pelos próximos meses :)


Sala Vista da Entrada

Sala Vista da Varanda
Quarto
Cozinha
Varanda
Os Andes são para ali...

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Então o que é que é o Mate?

Bem... o Mate é uma coisa que não é bem um chá mas é o que de mais parecido há com ele para que façam uma comparação. No entanto, no Mate a erva, que se chama mesmo Erva Mate, não é separada da água.


Ele é sempre tomado num recipiente semelhante a este que veem na imagem. As ervas é colocada lá, e depois enche-se de água a ferver (dizem que há lugares que tomam com água fria mas não é o caso aqui). Depois com aquela espécie de palha de metal que vêem ali, que contém algo semelhante a um filtro na ponta, chupa-se.

Ora isto por aqui na Argentina é um verdadeiro vício, e é ver a preparem o Mate a meio da manhã e da tarde para o pessoal todo tomar. Sim porque enche-se o recipiente e alguém toma até ao fim, volta-se a encher a recipiente e passa para o seguinte, e sempre assim até que o pessoal não queira mais. Quando é entre pessoal que se conhece ainda vá que não vá, mas entre estranhos mete um bocado de impressão.

Mas eu só me apercebi da verdadeira "mania" do Mate na tour que fiz quando depois da carrinha começar a viagem o pessoal começa a sacar dos seus kits de Mate de "viagem", com os termos, tupperwares com a erva, e os recipientes. Até em tamanha mini existe para quem ia sozinho!!!!!!!! E pensei eu, quando se acabar a água lá ficam os pobres coitados sem Mate. Qual quê?????? Nos cafés já lá tem água a ferver preparada para voltar a encher os termos, é só entregar para encher e pagar!!!!!!!!!!

Ah e o Mate é bastante azedo, uma pessoa habitua-se e há quem tome com açúcar, mas o primeiro golinho assusta as amigdalas.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Olá! :)

Então para que não pensei que fugi vou dar notícias da minha pessoa. Não tenho muitas novidades a dar mas aqui vão elas.
A semana passada os últimos dois dias da semana aqui na empresa foram um bocado secantes, não havia lá grande coisa para fazer e estava num compasso de espera para o ínicio da colheita. Sexta à tarde não se trabalha então almocei pelo centro e depois fui tratar da passagem de avião para passar a Páscoa no Rio de Janeiro com família :D Já está marcadinha e bilhetinho na mão!
No fim-de-semana, para além de ir à lavandaria e ao supermercado, não fiz mais nada. Só vi televisão, estive na net, falei com quem apareceu...
Esta semana a coisa já arrebitou um bocado em termos de trabalho. Na segunda começaram a preparar a colheita, que iniciou na terça. Nesse dia inicial fui até ao laboratório aprender e registar como se controla a maturidade das uvas para saber quando podem ser colhidas e hoje, quarta-feira, já fui fazer eu o controle da maturidade e também acompanhar pessoal na Adega para ver a recepção de uvas e inicio da moagem.

E é isto! lol No próximo post pretendo falar de um "mania" nacional de cá.... o Mate (penso que é assim que se escreve).

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Mais fotos do Cañon del Atuel

Aqui ficam mais fotos da tour que fiz no passado domingo pelo Cañon del Atuel. Digam lá se não estou guapissima com o equipamento de rafting!!! :P