Mandaram-me para a Argentina e cá vim eu com muito gosto! Agora conto-vos... quase tudo ......... do que por aqui acontecer!
RSS

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Então o que é que é o Mate?

Bem... o Mate é uma coisa que não é bem um chá mas é o que de mais parecido há com ele para que façam uma comparação. No entanto, no Mate a erva, que se chama mesmo Erva Mate, não é separada da água.


Ele é sempre tomado num recipiente semelhante a este que veem na imagem. As ervas é colocada lá, e depois enche-se de água a ferver (dizem que há lugares que tomam com água fria mas não é o caso aqui). Depois com aquela espécie de palha de metal que vêem ali, que contém algo semelhante a um filtro na ponta, chupa-se.

Ora isto por aqui na Argentina é um verdadeiro vício, e é ver a preparem o Mate a meio da manhã e da tarde para o pessoal todo tomar. Sim porque enche-se o recipiente e alguém toma até ao fim, volta-se a encher a recipiente e passa para o seguinte, e sempre assim até que o pessoal não queira mais. Quando é entre pessoal que se conhece ainda vá que não vá, mas entre estranhos mete um bocado de impressão.

Mas eu só me apercebi da verdadeira "mania" do Mate na tour que fiz quando depois da carrinha começar a viagem o pessoal começa a sacar dos seus kits de Mate de "viagem", com os termos, tupperwares com a erva, e os recipientes. Até em tamanha mini existe para quem ia sozinho!!!!!!!! E pensei eu, quando se acabar a água lá ficam os pobres coitados sem Mate. Qual quê?????? Nos cafés já lá tem água a ferver preparada para voltar a encher os termos, é só entregar para encher e pagar!!!!!!!!!!

Ah e o Mate é bastante azedo, uma pessoa habitua-se e há quem tome com açúcar, mas o primeiro golinho assusta as amigdalas.

4 comentários:

Leonor Sá Soares disse...

Bem... isso para mim ia ser lindo de tomar. Já não sou amante de chá. Ainda por cima se isso é assim como dizes. Blhac.

weee disse...

WTH? :|

Sabes o que era muito à frente? Eu ter uma coisa dessas para o meu chá!! :O

Girstie disse...

Daqui a nada é ver a Cláudia de termos e "tamparuere" na outra para fazer o seu mate a meio do dia :D

Carla Santos disse...

Eheh aqui no Sul do Brasil também é muito comum =) Aqui chamam de Chimarrão =) Eu já provei, nada de especial, a mim fez-me lembrar chá de cidreira eheh é mesmo pelo acto social.
Também provei gelado, chama-se de Teréré e digo-te uma coisa é mil vezes mais agradável :) principalmente quando está calor.

Enviar um comentário